Confira a notícia na íntegra:

Os gestores de segurança das usinas entendem a importância de cuidar da saúde dos colaboradores, mas muitas vezes esbarram em problemas de controle. Para isso é preciso compreender os sistemas de gestão que assegurem o desempenho desejado pela usina. "No caso da segurança, da saúde, o objetivo da prevenção de acidentes e doenças é a base da gestão", afirmou Mauro Tavares, gerente técnico da DNV-GL, empresa que atua no desenvolvimento de sistemas de gestão, em todas as suas fases de implantação.
Para se promover um ambiente seguro e produtivo, estes sistemas devem seguir alguns fatores, como valorizar a integridade física e moral dos empregados. Qualquer risco de acidente é prejudicial para o colaborador, como também para a performance geral de uma organização.
"Evitar perdas através da gestão dos riscos é de interesse de gestores que entendem o retorno sobre o investimento em segurança. Esses gestores sabem que a prevenção de acidentes não é custo, mas investimento com retorno garantido. Estudos efetuados por entidades inglesas e francesas ligadas à segurança, assim como estudos efetuados pela DNV GL demonstraram que o retorno é de 2 a 3 vezes o valor investido", explica Mauro.
O especialista afirma que os entraves para um bom desempenho do sistema são muitos. "Alguns deles podem ser ligados à correta compreensão dos riscos que mais afetam a organização e como controla-los; o estágio de maturidade da cultura de gestão da organização; o comprometimento da liderança, em especial da alta direção, com o desempenho do sistema e outros fatores", disse o gerente.
Fonte: Agência Udop, escrita por Camila Lemos
Gostou? compartilhe!